Artigos


Artigo: "DUPLA EXCEPCIONALIDADE SUPERDOTAÇÃO E TRANSTORNO DE ASPERGER: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS"

Autoras: Tânia Gonzaga Guimarães (Universidade de Brasília) e Eunice M. L. Soriano de Alencar (Universidade de Brasília)

Ano de Publicação: 2012



Resumo do Artigo: "Há um reconhecimento crescente de que indivíduos superdotados podem também apresentar características típicas daqueles com Transtorno de Asperger. Entretanto, a literatura referente a esta dupla excepcionalidade é muita escassa, com um reduzidíssimo número de estudos empíricos realizados sobre a condição. Este artigo apresenta informações sobre o referido transtorno, com ênfase no histórico e características associadas a síndrome. Descreve também traços comuns e discrepantes entre indivíduos superdotados e aqueles com o transtorno em diferentes esferas, como linguagem, humor e expressão da afetividade. O artigo finaliza ressaltando a importância de os profissionais responsáveis pela avaliação psicológica ou médica de indivíduos superdotados ou com Transtorno de Asperger levarem em consideração a possibilidade da coexistência da superdotação com o transtorno, sinalizando o que deve ser levado em conta na avaliação e a necessidade de intervenções apropriadas que possam ajudar o indivíduo com a dupla excepcionalidade a lidar com as dificuldades associadas ao transtorno." (GUIMARÃES e ALENCAR, 2012).


Acesse o artigo: REVISTA AMAzônica






Artigo: "Giftedness and Asperger's Syndrome: A New Agenda for Education" 

Autores: Shelagh A. Gallagher James J. Gallagher

Ano de publicação: 2002

O artigo em questão encontra-se em inglês. É uma leitura muito relevante, pois nos dá mais elementos para entender a Dupla Excepcionalidade. O autor é de grande importância nas pesquisas internacionais da área. Gallagher no artigo destaca, "categoria relativamente nova de distúrbios de comportamento, Síndrome de Asperger é ao mesmo tempo atraente e alarmante para educadores na educação de superdotados. O que significa ser Superdotado com Asperger? É uma pergunta que os educadores devem aprender a responder e garantir uma programação adequada para as crianças que são superdotadas, as crianças que são Asperger e crianças que são ao mesmo tempo as duas características." (GALLAGHER, 2002). 


Acesse o artigo:  James Gallagher






Artigo: "Transition and students with twice exceptionality" 

Autora: Sue Prior

Ano de publicação: 2013

O artigo em questão encontra-se em inglês. Porém, é uma leitura fácil e muito enriquecedora. Prior traz informações históricas sobre o estudo da Dupla Excepcionalidade, mostrando que mesmo sem essa nomenclatura, já existe na década de 70 estudos sobre superdotados com deficiência. Discute sobre a Dupla Excepcionalidade na Educação Inclusiva partindo da Superdotação com a Declaração de Salamanca. Sinaliza o cuidado com a identificação da Dupla Excepcionalidade para que as limitações que o mesmo pode apresentar não escondam o potencial elevado (PRIOR, 2013). 


Acesse o artigo: Sue Prior





Nenhum comentário: