Artigos
Artigo: "DUPLA EXCEPCIONALIDADE SUPERDOTAÇÃO E TRANSTORNO
DE ASPERGER: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS"
Autoras: Tânia Gonzaga Guimarães (Universidade de Brasília) e Eunice M. L. Soriano de Alencar (Universidade de Brasília)
Ano de Publicação: 2012
Resumo do Artigo: "Há um reconhecimento crescente de que indivíduos superdotados
podem também apresentar características típicas daqueles com Transtorno de
Asperger. Entretanto, a literatura referente a esta dupla excepcionalidade é
muita escassa, com um reduzidíssimo número de estudos empíricos realizados
sobre a condição. Este artigo apresenta informações sobre o referido transtorno,
com ênfase no histórico e características associadas a síndrome. Descreve
também traços comuns e discrepantes entre indivíduos superdotados e aqueles
com o transtorno em diferentes esferas, como linguagem, humor e expressão da
afetividade. O artigo finaliza ressaltando a importância de os profissionais
responsáveis pela avaliação psicológica ou médica de indivíduos superdotados
ou com Transtorno de Asperger levarem em consideração a possibilidade da
coexistência da superdotação com o transtorno, sinalizando o que deve ser
levado em conta na avaliação e a necessidade de intervenções apropriadas que
possam ajudar o indivíduo com a dupla excepcionalidade a lidar com as
dificuldades associadas ao transtorno." (GUIMARÃES e ALENCAR, 2012).
Artigo: "Giftedness and Asperger's Syndrome: A New Agenda for Education"
Autores: Shelagh A. Gallagher
James J. Gallagher
Ano de publicação: 2002
O artigo em questão encontra-se em inglês. É uma leitura muito relevante, pois nos dá mais elementos para entender a Dupla Excepcionalidade. O autor é de grande importância nas pesquisas internacionais da área. Gallagher no artigo destaca, "categoria relativamente nova de distúrbios de comportamento, Síndrome de Asperger é ao mesmo tempo atraente e alarmante para educadores na educação de superdotados. O que significa ser Superdotado com Asperger? É uma pergunta que os educadores devem aprender a responder e garantir uma programação adequada para as crianças que são superdotadas, as crianças que são Asperger e crianças que são ao mesmo tempo as duas características." (GALLAGHER, 2002).
Artigo: "Transition and students with twice exceptionality"
Autora: Sue Prior
Ano de publicação: 2013
O artigo em questão encontra-se em inglês. Porém, é uma leitura fácil e muito enriquecedora. Prior traz informações históricas sobre o estudo da Dupla Excepcionalidade, mostrando que mesmo sem essa nomenclatura, já existe na década de 70 estudos sobre superdotados com deficiência. Discute sobre a Dupla Excepcionalidade na Educação Inclusiva partindo da Superdotação com a Declaração de Salamanca. Sinaliza o cuidado com a identificação da Dupla Excepcionalidade para que as limitações que o mesmo pode apresentar não escondam o potencial elevado (PRIOR, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário