Nos Quadros 1 e 2 a seguir, temos as características das Altas Habilidades ou Superdotação em comparação com a Síndrome de Asperger
QUADRO 1: Diferenças Comportamentais
entre Altas Habilidades e Síndrome de Asperger
Altas Habilidades ou Superdotação
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Síndrome de Asperger
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Isolado Socialmente
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Inábil socialmente
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Independente dos pares de
idade
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Inábil com os pares de idade
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Interesses altamente
focados
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Interesses altamente focados
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Vocabulário avançado e
sofisticado
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Hiperlexia
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Cognição complexa
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Cognição simples
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Compreensão avançada
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Memorização
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Fonte: Gallagher
e Gallagher (2002 Apud DELOU, 2007)
QUADRO 2: Comparação entre
características das Altas Habilidades e da Síndrome de Asperger
Altas Habilidades ou
Superdotação
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Síndrome de Asperger
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Memória
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Memória e compreensão excelentes
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Excelente rotina; compreensão relativamente pobre
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Interesse
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Altamente focado, pode comprometer as interações sociais. Se não for
desafiado pode ficar entediado
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Altamente focado, mas não necessariamente relevante do ponto de vista
acadêmico
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Vocabulário
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Geralmente amplo
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Geralmente amplo, mas pode ser específico para área
de interesse
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Organização
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Interesses variados podem comprometer a organização
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Déficits no processamento podem comprometer a organização
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Social
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Pode ter menor necessidade de muitos amigos
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Isolamento social devido à falta de talento social
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Flexibilidade
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Perfeccionismo, justiça social e honestidade
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Rotinas e regras podem interferir
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Coordenação
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Normal
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Dificuldades motoras
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Nos Quadros acima podemos observar como se manifestam cada característica individualmente e assim torna-se possível identificar os traços que envolvem os aspectos sociais, de comunicação, afetivos e cognitivos que acometem as pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação e diferentemente as características das pessoas com Síndrome de Asperger.
A seguir os Quadros 3 e 4 são traduzidos dos artigos dos autores Gallagher, 2002 e Neihart, 2000 apresentam as diferenças nas características aqui estudadas
QUADRO 3: Características de Altas Habilidades
ou Superdotação e Superdotado com Síndrome de Asperger
CARACTERÍSTICAS
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ALTAS HABILIDADES OU
SUPERDOTAÇÃO
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SUPERDOTADO COM SÍNDROME
DE ASPERGER
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Rotinas
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Normalmente segue rotinas
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Baixa tolerância à rotinas
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Consciência Social
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Sabe que são diferentes, podem raciocinar sobre o motivo
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Sabem que são diferentes, porém apresentam uma má consciência do
motivo
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Humor
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Recebe/dá humor
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Não é possível retribuir o humor, não entende o
“timing”, afinação, sintonia.
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Habilidades Motoras
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Coordenado
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Sem Habilidade Motora
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Percepção
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Percepção aguçada
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Ausente percepção social
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Senso Moral
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Empatia pelos outros e para tudo que é abstrato
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Empatia por tudo o que
é abstrato, dificuldade de empatia pelos outros
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Interação Social
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Sabe como fazer amigos
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Não sabe como estabelecer amizades
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Base de Conhecimento
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Extensa base de conhecimento, profunda e complexa
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Extensa base de conhecimento, profunda e às vezes, complexa
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Fonte:
Gallagher e Gallagher, 2002.
Observando o Quadro 3, apresenta as diferenças significativas de pessoas com Altas Habilidade e com Dupla Excepcionalidade: Superdotação com Síndrome de Asperger (GALLAGHER e GALLAGHER, 2002). Podemos notar o fator social e afetivo como grandes pontos de divergências comportamentais. Em relação a rotina neste quadro, é importante compreender que há baixa tolerância a mudanças (NEIHART, 2000).
QUADRO
4: Características Propostas para
Diferenciar Crianças Superdotadas de Crianças Superdotadas com Síndrome de
Asperger
DIFERENCIANDO
CARACTERÍSTICAS
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ALTAS HABILIDADES OU
SUPERDOTAÇÃO
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ALTAS HABILIDADES OU
SUPERDOTAÇÃO COM SÍNDROME DE ASPERGER
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Padrões de Fala
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Normal, mas podem apresentar
linguagem similar à pessoas mais velhas
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Pedante, discurso
sem conexão, sem nexo
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Respostas à Rotinas
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Podem resistir passivamente, mas, geralmente se adaptam à rotina,
acompanhando-a.
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Baixa tolerância às mudanças,
apresentam um comportamento agitado e agressivo.
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Perturbação da Atenção
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Se há perturbação, geralmente é externo
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Perturbação é interna
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Humor
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Engajado socialmente, seu humor é
recíproco
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Podem realizar jogo de palavras, mas normalmente não entendem humor
que exige reciprocidade social
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Falta de coordenação
Motora
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Não é
característica da maioria das crianças superdotadas
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50-90% das crianças
com a Síndrome de Asperger apresentam essa característica
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Afetividade Inadequada
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Não é uma característica
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Quase sempre é observada
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Perspicácia
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Geralmente boa
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Normalmente ausente
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Estereotipia
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Não é uma característica
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Pode estar presente
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Fonte: NEIHART, 2000.
Um comentário:
Os dados são baseados em experimentos ou são meras opiniões de autores? Gostaria que explicasse alguns gênios do passado que portaram a Síndrome de Asperger baseando-se na terceira coluna.
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