Características Comportamentais



Nos Quadros 1 e 2 a seguir, temos as características das Altas Habilidades ou Superdotação em comparação com a Síndrome de Asperger


QUADRO 1: Diferenças Comportamentais entre Altas Habilidades e Síndrome de Asperger

Altas Habilidades ou Superdotação
Síndrome de Asperger
Isolado Socialmente
Inábil socialmente
Independente dos pares de idade
Inábil com os pares de idade
Interesses altamente focados
Interesses altamente focados
Vocabulário avançado e sofisticado
Hiperlexia
Cognição complexa
Cognição simples
Compreensão avançada
Memorização
Fonte: Gallagher e Gallagher (2002 Apud DELOU, 2007)


QUADRO 2: Comparação entre características das Altas Habilidades e da Síndrome de Asperger


Altas Habilidades ou Superdotação
Síndrome de Asperger
Memória
Memória e compreensão excelentes
Excelente rotina; compreensão relativamente pobre

Interesse
Altamente focado, pode comprometer as interações sociais. Se não for desafiado pode ficar entediado
Altamente focado, mas não necessariamente relevante do ponto de vista acadêmico
Vocabulário
Geralmente amplo
Geralmente amplo, mas pode ser específico para área de interesse
Organização
Interesses variados podem comprometer a organização
Déficits no processamento podem comprometer a organização
Social
Pode ter menor necessidade de muitos amigos
Isolamento social devido à falta de talento social
Flexibilidade
Perfeccionismo, justiça social e honestidade
Rotinas e regras podem interferir
Coordenação
Normal
Dificuldades motoras
Fonte: Assouline e Bramer (2003 Apud DELOU, 2007)

Nos Quadros acima podemos observar como se manifestam cada característica individualmente e assim torna-se possível identificar os traços que envolvem os aspectos sociais, de comunicação, afetivos e cognitivos que acometem as pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação e diferentemente as características das pessoas com Síndrome de Asperger.




A seguir os Quadros 3 e 4 são traduzidos dos artigos dos autores Gallagher, 2002 e Neihart, 2000 apresentam as diferenças nas características aqui estudadas 



QUADRO 3: Características de Altas Habilidades ou Superdotação e Superdotado com Síndrome de Asperger

CARACTERÍSTICAS
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
SUPERDOTADO COM SÍNDROME DE ASPERGER
Rotinas
Normalmente segue rotinas
Baixa tolerância à rotinas
Consciência Social
Sabe que são diferentes, podem raciocinar sobre o motivo
Sabem que são diferentes, porém apresentam uma má consciência do motivo
Humor
Recebe/dá humor
Não é possível retribuir o humor, não entende o “timing”, afinação, sintonia.
Habilidades Motoras
Coordenado
Sem Habilidade Motora
Percepção
Percepção aguçada
Ausente percepção social
Senso Moral
Empatia pelos outros e para tudo que é abstrato
Empatia por tudo o que é abstrato, dificuldade de empatia pelos outros
Interação Social
Sabe como fazer amigos
Não sabe como estabelecer amizades
Base de Conhecimento
Extensa base de conhecimento, profunda e complexa
Extensa base de conhecimento, profunda e às vezes, complexa
Fonte: Gallagher e Gallagher, 2002.


Observando o Quadro 3,  apresenta as diferenças significativas de pessoas com Altas Habilidade e com Dupla Excepcionalidade: Superdotação com Síndrome de Asperger (GALLAGHER e GALLAGHER, 2002). Podemos notar o fator social e afetivo como grandes pontos de divergências comportamentais. Em relação a rotina neste quadro, é importante compreender que há baixa tolerância a mudanças (NEIHART, 2000). 




QUADRO 4: Características Propostas para Diferenciar Crianças Superdotadas de Crianças Superdotadas com Síndrome de Asperger
DIFERENCIANDO
CARACTERÍSTICAS
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO COM SÍNDROME DE ASPERGER
Padrões de Fala
Normal, mas podem apresentar linguagem similar à pessoas mais velhas
Pedante, discurso sem conexão, sem nexo

Respostas à Rotinas
Podem resistir passivamente, mas, geralmente se adaptam à rotina, acompanhando-a.
Baixa tolerância às mudanças, apresentam um comportamento agitado e agressivo.

Perturbação da Atenção
Se há perturbação, geralmente é externo
Perturbação é interna
Humor
Engajado socialmente, seu humor é recíproco

Podem realizar jogo de palavras, mas normalmente não entendem humor que exige reciprocidade social
Falta de coordenação Motora
Não é característica da maioria das crianças superdotadas
50-90% das crianças com a Síndrome de Asperger apresentam essa característica
Afetividade Inadequada
Não é uma característica
Quase sempre é observada
Perspicácia
Geralmente boa
Normalmente ausente
Estereotipia
Não é uma característica
Pode estar presente
Fonte: NEIHART, 2000.



Neste Quadro 4 podemos ter mais clareza em relação a pontos característicos específicos da pessoa que possui a Dupla Excepcionalidade: Altas Habilidades ou Superdotação com Síndrome de Asperger como se pode observar na 3ª coluna.

Um comentário:

Unknown disse...

Os dados são baseados em experimentos ou são meras opiniões de autores? Gostaria que explicasse alguns gênios do passado que portaram a Síndrome de Asperger baseando-se na terceira coluna.