Autoras


Lucieid de Oliveira Garcia Martins

Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Especialista, no Atendimento Educacional Especializado. Pedagoga licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2007).  Atua como Coordenadora de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Macaé. Professora do Atendimento Educacional Especializado na Prefeitura Municipal de Macaé. Integrante no Projeto/Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD) de 2004 à 2005. Monitora na função de assistente da disciplina: Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio - Universidade Federal Fluminense ano 2006. 





Cristina Maria Carvalho Delou


Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), e Doutora em Educação, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente, é Professora Associado III, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona em diferentes cursos de licenciatura, de graduação plena, e cursos de pós-graduação lato e stricto-sensu. Participou da elaboração e é Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão (CMPDI), criado pela CAPES no ano de 2013, na área 46-Ensino. É Membro Permanente no Programa de Pós-Graduação Ciências e Biotecnologia, ambos do Instituto de Biologia da UFF, e do Programa Ensino de Biociências e Saúde (IOC-EBS/FIOCRUZ). Colabora no Programa de Pós-Graduação em Música (UNIRIO). Criou e coordena o curso de pós-graduação lato-sensu Educação Especial e Inclusiva, da Faculdade de Educação. É pesquisadora e coordena o Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Coordena atividades de extensão no Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), na Escola de Inclusão, que é apoiada pela FAPERJ e pelo PROEXT/MEC, além do Centro Extensionista de Apoio a Inclusão (CEAI/PROEX/UFF). É autora de artigos e capítulos de livros. É Membro do Conselho Editorial de diversas revistas científicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando em: educação especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores. Foi Membro do Conselho Técnico do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no período de 2003 a 2012, e eleita Presidente do ConBraSD para o biênio 2011-2012.

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